CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS


Os custos diretos são aqueles que podem ser diretamente identificados e avaliados com a produção, já os custos indiretos são aqueles que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.

 

Com base nas informações acima, analise os gastos a seguir:

 

I. Aluguel

II. Supervisão

III. Embalagens

IV. Propaganda

V. Matéria prima

 

Normalmente são custos INDIRETOS em relação aos produtos:

 

 


II, III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento, ou seja, necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

 

Com base nas informações acima, avalie os itens a seguir:

 

I - Analisar bem cada um de seus componentes.

II - Verificar quais as variáveis relacionam os custos aos produtos.

III - Encontrar o fator de menor influência em sua composição.

IV - Conhecer bem o sistema de produção da empresa.

 

O que é necessário para a alocação dos Custos Indiretos? Assinale a alternativa correta.

 

 


I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.

Os custos, de uma forma geral, podem ser compreendidos como àqueles que “vão para as prateleiras”, e que são armazenados nos estoques. Em outras palavras, os custos são consumidos pelos produtos/serviços durante o seu processo de elaboração. São gastos relacionados aos produtos e que estão envolvidos no processo de produção.

 

Levando em consideração o conceito acima, assinale a alternativa que contém apenas exemplos de custos de industriais.

 


Encargos financeiros em geral e fretes sobre vendas
Gastos da administração e do departamento de vendas: aluguel, água, luz e telefone
Fretes para entrega dos produtos vendidos e salário da administração
Salário dos colaboradores que atuam na produção e consumo de matéria prima
Salários e encargos do pessoal da administração e vendas

Sabe-se que os itens analisados pela Contabilidade Gerencial e Análise de Custos podem ser classificados em seis grupos, podendo inclusive ter mais de uma classificação, a depender do momento da análise. E muitas das diferenças entre terminologias de custos nasceram das necessidades contábeis, legais e fiscais, e, por isso, têm um significado importante e podem ser mantidas para o escopo gerencial de custos.  

 

Neste contexto, assinale a alternativa que contenha o conceito de Gastos.

 


Bens e/ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária.
Compra de um produto e/ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Gastos relativos a bens e/ou serviços utilizados na produção de outros bens e/ou serviços.
Gastos que não têm nenhuma ligação com um processo de produção ou com a estrutura montada de fabricação de uma entidade.
Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

Leia atentamente os textos a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Os custos de produção dos estoques incluem os custos relacionados com as unidades produzidas, como é o caso do consumo das matérias-primas, matérias de embalagem, mão de obra e demais custos de produção

II. O custo de aquisição deve englobar o preço do produto comprado, mais os custos incorridos adicionalmente, até a chegada do item no estabelecimento da empresa compradora. Portanto, os custos de fretes e do seguro contratados para a proteção durante o transporte, quando for pago pelo fornecedor, devem ser considerados, na empresa compradora, como parte do custo de aquisição.

III. No caso de matérias-primas importadas, aos custos devem ser adicionadas os seguintes gastos: imposto de importação, IOF incidente sobre a operação de câmbio, custos alfandegários e por outras taxas, além do custo dos serviços de despachante correspondente.

IV. Os seguintes gastos fazem parte dos custos dos materiais de produção, quando forem de responsabilidade da indústria compradora:

Gastos de transportes e seguros até o estabelecimentos da empresa Os tributos devidos na aquisição ou importação; e Os gastos com desembaraço aduaneiro, etc.

Alternativas:


Os textos I, III e IV estão corretos
Os textos I e II estão corretos
Todos os textos estão incorretos
Todos os textos estão corretos
Os textos III e V estão incorretos

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

Para a alocação dos Custos Indiretos é necessário:

I - Analisar bem cada um de seus componentes.

II - Verificar quais as variáveis relacionam os custos aos produtos.

III - Encontrar o fator de menor influência em sua composição.

IV - Conhecer bem o sistema de produção da empresa.

Estão corretas as afirmativas:


I, II, III e IV
I, III e IV  
II, III e IV
I, II e IV
I e III

No seu sentido mais geral, custo é o valor pago ao trabalho necessário para a produção de bens ou serviços. Os custos que dependem de cálculos para rateios e para serem apropriados aos diferentes produtos são classificados como:


Diretos
Indiretos
Variáveis e diretos
Variáveis
Despesas

A diferença aritmética entre a receita e o somatório de custos e despesas variáveis de um produto é o conceito básico:


Dos custos de produção
Do sistema de custos por absorção
Da margem de contribuição 
Do ponto de equilíbrio
Do lucro bruto

Com relação às informações dos custos para decisão, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta:


Os custos variáveis são a forma de apropriação de custos aos produtos que considera apenas os custos fixos de maneira que devem ser ignorados nos cálculos para obtenção do ponto de equilíbrio.
O conceito de margem de contribuição é importante para auxiliar a gerência na identificação da real rentabilidade de um produto, entre outros, em uma mesma linha de produção considerando todos os custos e despesas envolvidos, inclusive os fixos da administração geral
Quando não houver limitação na capacidade produtiva, o produto mais rentável será o que apresentar menor margem de contribuição por unidade.
Havendo limitação na capacidade produtiva, a diretoria deve priorizar a produção e a venda dos produtos mais fáceis de comercialização.
O conceito de margem de contribuição é de grande importância para administração nas decisões sobre o preço de um produto e o melhor aproveitamento da capacidade instalada.

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho. Analise as frases a seguir e assinale a alternativa correta.

 


O Sistema de Custos em empresas prestadoras de serviços não tem contas de estoques e os elementos de custos são os mesmos do sistema de custos de empresas industriais. 
A utilização de informações de custos passou, ao longo do tempo, do setor de serviços para o de manufatura.
A contabilidade de custos pode ser utilizada também para as empresas prestadoras de serviço, onde podem dar suporte ao processo de gestão: planejamento, execução e controle das atividades.
Sistemas de Custos não se relacionam com o Sistema de Informação Gerencial
A Contabilidade de Custos tem um escopo mais amplo que a Contabilidade Gerencial.